terça-feira, 23 de agosto de 2011

Restingas

 

restinga 3

     Considerada uma subdivisão da Mata Atlântica. A Restinga compreende o ecossistema situado na orla litorânea que se desenvolve sobre o solo arenoso. O solo das restingas, arenoso e frouxo, não rétem água. As plantas apresentam raízes superficiais, adaptadas a absorver rapidamente a água das chuvas antes que ela seja drenada. Os solos arenosos são também pobres em nutrientes. Assim, as plantas dependem da rápida decomposição do material orgânico nas camadas superficiais.

restinga 2

     As plantas sofrem influência do mar, como a deposição de sal oriundo das gotículas de maresia trazida pelos ventos. As folhas são espessas e coriáceas, dotadas de grossa cutícula ou camadas impermeabilizantes, que ajudam a diminuir a transpiração.

Restinga

     Nas regiões mais próximas às praias, a vegetação das restingas é composta por arbustos e árvores de pequeno porte. Em direção ao interior, a vegetação se adensa, e as árvores tornan-se mais altas, podendo atingir até 20m de altura.

Flora: caju, pitanga, figueira, caxeta, aroeirinha, bromélias e orquídeas.

orquidea de restinga

flora da restinga 4

flora da restinga 3

flora da restinga 2

flora da restinga 1

 

Fauna: quati, mão-pelada, tiê-sangue, beija-flor, répteis, insetos e crustáceos.

quati

mão-pelada

tiê-sangue

foto-beija-flor-12

guaiamum1

 

     Atualmente a principal ameaça às restingas é a especulação imobiliária ao longo da orla. Com a remoção da vegetação , o solo fica exposto aos ventos, formando dunas móveis.

restinga 5

restinga 6

    

tania2

2 comentários: