Considerada uma subdivisão da Mata Atlântica. A Restinga compreende o ecossistema situado na orla litorânea que se desenvolve sobre o solo arenoso. O solo das restingas, arenoso e frouxo, não rétem água. As plantas apresentam raízes superficiais, adaptadas a absorver rapidamente a água das chuvas antes que ela seja drenada. Os solos arenosos são também pobres em nutrientes. Assim, as plantas dependem da rápida decomposição do material orgânico nas camadas superficiais.
As plantas sofrem influência do mar, como a deposição de sal oriundo das gotículas de maresia trazida pelos ventos. As folhas são espessas e coriáceas, dotadas de grossa cutícula ou camadas impermeabilizantes, que ajudam a diminuir a transpiração.
Nas regiões mais próximas às praias, a vegetação das restingas é composta por arbustos e árvores de pequeno porte. Em direção ao interior, a vegetação se adensa, e as árvores tornan-se mais altas, podendo atingir até 20m de altura.
Flora: caju, pitanga, figueira, caxeta, aroeirinha, bromélias e orquídeas.
Fauna: quati, mão-pelada, tiê-sangue, beija-flor, répteis, insetos e crustáceos.
Atualmente a principal ameaça às restingas é a especulação imobiliária ao longo da orla. Com a remoção da vegetação , o solo fica exposto aos ventos, formando dunas móveis.
Oi, Tanya. Muito legal isso quew você postou. Patabéns
ResponderExcluirClaudio
Muito bom!
ResponderExcluir