terça-feira, 2 de agosto de 2011

Floresta Tropical

floresta-tropical-pluvial-4

     A Floresta Tropical Pluvial, localiza-se em regiões de clima quente e um alto índice pluviométrico, ou seja, na faixa equatorial da Terra. Há Florestas Tropicais no norte da América do Sul (Bacia Amazônica), na América Central, na África, na Austrália e na Ásia.

     A vegetação da Floresta Tropical é exuberante e com árvores de grande porte, cujas folhas não caem em épocas específicas; por isso, as plantas da Floresta Tropical são denominadas perenifólias. Essas plantas têm, em geral, folhas largas e delicadas, sendo denominadas latifoliadas.

     As copas das árvores mais altas formam um “teto” de vegetação (dossel), sob o qual existe um “andar” interno, formado pelas copas de árvores mais baixas (sub-bosque). pode haver andares gradativamente menores, até chegar aos arbustos e às plantas rasteiras.

floresta2

     A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade, há muitas plantas epífitas, como bromélias e samambaias.

 

bromélia

 

orquídeas

 

samambaia

     Nas florestas tropicais, a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida; folhas que caem, plantas e animais que morrem são rapidamente decompostos e seus elementos químicos reciclados. Forma-se no solo uma camada fértil de cor escura – o húmus –, que resulta da decomposição da matéria orgânica.

floresta-amazonica-2

     A derrubada da floresta empobrece rapidamente o solo em nutrientes; sem a cobertura vegetal e a constante reciclagem de elementos químicos, os nutrientes minerais do solo são carregados pelas chuvas (lixiviação).

desmatamento

     Na Floresta Tropical há grande quantidade de ambientes, o que possibilita a existência de uma fauna rica e variada. Há muitos vertebrados nas árvores, como mamíferos (macacos e esquilos), répteis (serpentes e lagartos) e anfíbios (sapos e pererecas). No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos (veados, antas, onças, gatos-do-mato); há também uma grande variedade de insetos (mosquito,besouros,formigas,etc).

flora_fauna_2

img46b720c47a3b1

Arara

biodiversidade-t

 

2182257_080805primatas1animais-da-amazonia2

frogs

1148167750_f

bxk4483_macaco-e-anta-011800-300x225

formigas

5903

 

p15Tânia

3 comentários: