sábado, 27 de agosto de 2011

Manguezais

 

manguezal-foto-2

     O Manguezal caracteriza-se pelo encontro das águas dos rios com o mar. Portanto, apresenta águas salobras,cuja salinidade pode variar de acordo com as marés. Estima-se que os manguezais ocupem, no mundo, uma área equivalente a 162 mil Km2 . Destes aproximadamente 12% estão nas costas brasileiras.

VisitaTecnicaManguezalAlunosUfesMS (55)

     Por ser uma região de transição entre o rio e o mar, o solo do manguezal encontra-se quase permanentemente alagado. As águas dos rios trazem sedimentos e detritos orgânicos. Associados aos restos de folhas, galhos, frutos e sementes originados da própria vegetação litorânea, os solos do mangue são escuros, ricos em material orgânico decomposto e, portanto, muito férteis.

thunb_manguezal

Flora: Mangue-preto ou canóe (Avicennia sp), mangue-vermelho (Rhizophora mangle), mangue-branco (Laguncularia racenosa), mangue-de-botão (Conacarpus erectus), bromélias, orquídeas e liquens.

mangue3

 

DSC8113

     As plantas do mangue caracterizam-se pela adaptação à salinidade variável. Nas folhas de algumas espécies, como a Rizophora, encontram-se glândulas que excretam o excesso de sal. É comum, também, o desenvolvimento de raízes-escora, que permitem o crescimento de árvores de porte médio sobre o solo lodoso.

     Os frutos e as sementes frequentemente apresentam coberturas impermeáveis e grande quantidade de reservas nutritivas. Assim, podem colonizar regiões quando levadas pelas correntes.

42622med8530909-guaras-passeio-boat-cruise-manguezal-na-trip-on-je

Fauna: peixes, crustáceos (camarões, caranguejo-uça, guaiamum e siri), moluscos (ostra, marisco, sururu e lambreta).

Manguezal_Page_6

foto2_introducao

     Devido a sua localização e fertilidade, os manguezais são de grande importância ecológica. Muitas espécies de animais vivem e reproduzem-se no manguezal. Com o movimento das marés, a água rica em nutrientes avança rio acima, transportando material orgânico para zonas costeiras mais afastadas do estuário. Muitas plantas fixam-se ao solo, evitando a erosão das zonas costeiras. Os mangues também são ponto de parada e alimentação para diversas aves migratórias, como o maçarico e a batuíra.

     Do ponto de vista econômico, inúmeras comunidades pesqueiras sobrevivem ao longo do litoral, obtendo o sustento nas águas dos manguezais.

 

siriTanya

Um comentário: