sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ecossistemas aquáticos

MM_MagiaGifs110

     Nos ecossistemas aquáticos, a maior parte da fotossíntese (base das cadeias alimentares) é realizada principalmente pelo fitoplâncton (algas unicelulares flutuantes). Nos ecossistemas aquáticos, as variações diárias e sazonais de temperatura oscilam menos do que nos ambientes terrestres, e a pluviosidade não interfere na disponibilidade de água, a não ser em situações muito específicas, como lagos e cursos de água temporários. Sendo assim, os ecossistemas aquáticos são caracterizados com base na salinidade, na profundidade e na mobilidade das águas.

     De acordo com esses critérios, vários sistemas de classificação de ecossistemas aquáticos podem ser elaborados.

  Ecossistemas Marinhos

     47375_Papel-de-Parede-Animais-Marinhos_1024x768

     Os especialistas costumam reconhecer zonas ecológicas definidas de acordo com a profundidade. O fundo do mar, ou assoalho oceânico, tem uma topografia característica, apresentando regiões mais rasas próximas ao continente e regiões profundas relativamente afastadas.

 

zonas dos oceanos

 

     Zona litoral

     É a região litorânea cujos extremos são definidos pelos limites das marés mais altas e mais baixas. portanto, num intervalo de 24 horas, essa região apresenta períodos de submersão. Os organismos que vivem na zona litoral devem apresentar a capacidade de suportar o estresse ocasionado por essas mudanças periódicas nas condições de sobrevivência.

1273670090_52693

 

Zona nerítica

     Começa no limite da maré mais baixa e se estende até profundidades de aproximadamente 200m, acompanhando o relevo do fundo do mar, correspondente à plataforma continental. Esta é interrompida abruptamente por precipícios que conduzem ao fundo oceânico a profundidades que podem atingir milhares de metros. Nessa zona, a produtividade é elevada, pois suas águas mais superficiais são iluminadas, e as correntezas são capazes de remover sedimentos do fundo e trazê-los à superfície. Nessa movimentação, os nutrientes acumulados no fundo tornam-se disponíveis para os produtores, a base das cadeias alimentares.

 

tartaruga

Zona oceânica

     Inicia-se no limite da zona nerítica e se estende desde a superfície até regiões de águas muito profundas. Nessa região , a disponibilidade de nutrientes geralmente é bastante reduzida. por esse motivo, a profundidade também é baixa.

     As zonas merítica e oceânica subdividem-se na zona fótica, mais superficial, onde há luminosidade suficiente para a ocorrência de fotossíntese, e na zona afótica, mais profunda e onde a luz não penetra.

46854_Papel-de-Parede-Fundo-do-Mar_1024x768-774663

 

 

Zona bentônica

     Corresponde ao assoalho marinho, sob suas águas.

18894_net_corales

 

Organismos marinhos

     Estes podem ser classificados em categorias ecológicas de acordo com as zonas marinhas preferenciais.

Plâncton

    É formado por organismos, geralmente microscópicos, que não apresentam capacidade de vencer as correntes. Geralmente flutuam passivamente nas águas superficiais. Algas unicelulares e cianobactérias compõem o fitoplâncton, que serve de alimento para protozoários, larvas microscópicas, microcrustáceos e outros animais que constituem o zooplâncton.

Figura-1-Fitoplancton

 

Nécton

     É formado por animais capazes de nadar e deslocar-se ativimente, superando as correntezas. Peixes, cefalópodes e mamíferos aquáticos são exemplos de organismos nectônicos.

nectonicos

 

Bentos

     Compreende os organismos que vivem em contato com o substrato do fundo, de forma fixa (séssil), como os corais e as algas, ou de forma vágil, isto é, deslocando-se livremente, como os caranguejos.

fundo do mar

Fonte:

Biologia (Ensino Médio) Fernando S. Santos, João Batista V. Aguilar, Maria Martha A. Oliveira – 1ª ed- São Paulo- Edições SM, 2010.

 

08 de junho é o dia mundial dos oceanos

 

coral-reef-pictures

Mensagem da Sra. Irina Bokova Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos de 2011.

**************************

Os oceanos determinam o clima e influenciam a distribuição dos ecossistemas e da biodiversidade do globo. Este Dia Mundial dos Oceanos de 2011 é uma oportunidade de celebrar a importância dos oceanos para o bem-estar do planeta e da humanidade, e para avançar na defesa de sua causa. A “economia azul” dos oceanos é crucial para o nosso cotidiano. Pelo menos uma em cada quatro pessoas depende dos frutos do mar como fonte primária de proteína. Metade da população mundial está estabelecida nos primeiros 50 quilômetros das áreas litorâneas. Noventa por cento do comércio mundial é transportado por navios. Com o progresso tecnológico, as atividades econômicas nas áreas costais e em águas profundas continuam a se intensificar e diversificar.

 

 

"Nossos conhecimentos não são compatíveis com a importância dos oceanos. Mais de 1.500 pessoas já escalaram o Monte Everest e 12 andaram na lua, mas apenas dois mergulhadores desceram e voltaram da parte mais profunda do oceano. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO tem promovido a ciência e a pesquisa marinhas há 50 anos, mas o fato é que os oceanos continuam relativamente inexplorados.

Há muito o conhecimento sobre os oceanos tem sido orientado pela necessidade de acessar e explorar seus recursos. Isso tem que mudar. O desafio hoje em dia é usar a ciência marinha para entender e proteger os oceanos, para gerenciar melhor seus ecossistemas e biodiversidade para as gerações presentes e futuras.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada em junho de 2012 no Brasil, oferece uma oportunidade única para enfrentar este desafio. Precisamos trabalhar agora para preparar compromissos concretos em relação aos oceanos para a Conferência de 2012.

Nós temos um ano para consultar os principais atores, coordenar visões e assegurar um novo compromisso político com a sustentabilidade do oceano. O desafio não é simples, mas é grande a nossa responsabilidade coletiva de desenvolver uma nova abordagem para os oceanos, que

defenda seu papel central para o planeta e para nossas vidas. Isso é o que está em jogo neste Dia Mundial dos Oceanos."

Fonte:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/

esponjas

 

2358286773_c312feacfe

 

tartaruga

 

vida-marinha-dia-mundial-dos-oceanos

 

     O grande desafio da humanidade, a preservação ambiental.

      Hoje é necessário pensarmos em equilíbrio ambiental para nossa própria sobrevivência, além disso é necessário que cultivemos o sentimento de respeito pela vida em todas as suas formas.

 

3 comentários:

  1. obrigada conseguir fazer meu trabalho de ciências !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mas eu preciso do tipo de vegetação,animais que vivem no ecossistema,Se é úmido ou seco é se ainda está ameaçado de extinção mas mesmo assim obrigada :)

    ResponderExcluir