domingo, 13 de novembro de 2011

Domínio bentônico

fundo_do_mar1

     Essas regiões são classificadas em função da profundidade e das características do fundo dos mares em:
comunidades_e_animais

>> Zona sublitoral: corresponde à plataforma continental
>> Zona batial: corresponde a profundidades entre 200 e 2000m
>> Zona abissal: corresponde a profundidades entre 2000 e 6000m, apresentando água uniformemente fria e geralmente com pouca movimentação
>> Zona hadal: corresponde a profundidades entre 6000 e 11000m, nas fendas oceânicas
bentonicos (1)
     Durante muito tempo pensou-se que nas regiões abissal e hadal não houvesse vida, no entanto, foi possível verificar que nessas regiões há animais perfeitamente adaptados à ausência de luz e à escassez de alimento.

peixe-abissal
     Nos oceanos, plantas e animais mortos das camadas superiores da água caem como uma chuva lenta em direção ao fundo, fenômeno conhecido como chuva de detritos. Ao longo do trajeto este material vai sendo aproveitado por animais das camadas mais inferiores. Além disso, bactérias iniciam a degradação dos organismos mortos. O material que não é aproveitado durante esse trajeto atinge finalmente as regiões abissal e hadal, servindo de alimento para os animais que aí vivem – animais saprófagos. Além dos saprófagos, encontram-se também predadores, que se alimentam de outros animais.

verme
Verme tubular (filo Annelida)
encontrado nas zonas abissais.
     Muitos animais pelágicos abissais e hadais são pequenos, não atingindo mais que alguns centímetros. Apresentam boca ampla e estômago dilatável, adaptações importantes à escassez de alimento. Apesar de alguns desses animais serem cegos, a maioria apresenta bioluminescência (produção de luz) e olhos bem desenvolvidos e sensíveis à luz. Essas características parecem estar relacionadas com o reconhecimento entre as espécies, com um modo de assustar os inimigos, ou com uma maneira de atrair presas.
animais da zona abissal

cnidario abissal
design_abissal_galeria05_429x321
peixes-do-sistema-abissal-profundezas-dos-mares-294x300
Fonte: Bio: vol1/Sônia Lopes; Sergio Rosso – 1.ed.-São Paulo: Saraiva, 2010.

fundo_do_mar

2 comentários:

  1. DOMINIO BENTONICO DA ZONA HADAL ME FASCINA. QUE COISA LINDA. CONTUDO GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIRAM TIRAR FOTO DESSES ANIMAIS CUJA PROFUNDIDADE É 11.000 METROS DE PROFUNDIDADE.

    ResponderExcluir