sábado, 10 de setembro de 2011

Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do Cerrado

 

arvore do cerrado

     Apesar de apresentar riqueza de fauna e flora, o Cerrado tem baixos índices de renda per capita no país. A explicação para a dicotomia reside no fato de a população e os empresários agrícolas da região desconhecerem o potencial comercial de sua vegetação, frutos e animais […]

     […] Estimadas em 8 mil, as espécies do Cerrado são diferenciadas das de outros tipos de vegetação que cobrem o país. Por se tratar de uma região com períodos de seca que chegam a sete meses, a fauna e a flora são limitadas, embora extremamente heterogêneas quando se observa a longa área ocupada.

     Os números apresentados por Ribeiro mostram que apenas 38 espécies de plantas podem ser encontradas em mais de 50% do território pesquisado.

     Segundo Ribeiro, plantas características do Cerrado, como o pequi e a cagaita, têm alto potencial comercial, assim como animais como a ema e a capivara. Porém, o histórico de ocupação desse bioma privilegiou o arroz, a soja e a pecuária, que não são nativas da região.

     Assim, o ecossistema foi degradado durante anos, o que reduziu, por exemplo, a quantidade de espécimes de lobos-guará, condenando-os à ameaça de extinção em curto prazo.

     “Nosso principal desafio é conscientizar as pessoas de que os produtos nativos podem ser comercializados, com margem de lucro até maior em relação aos utilizados habitualmente.”

     Um dos resultados do desmatamento do Cerrado, especialmente das vegetações que cobrem os leitos dos rios, é a calamidade apresentada após prolongados períodos de chuvas.[…]

Fonte:

Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do Cerrado. Site Eco Viagem. 16 de março. 2004.

Disponível em: < http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente

Um comentário:

  1. Oi,
    Lindo o seu Blog, Viva a natureza!
    nós estamos construindo o Parquescola Ecoetrix onde desenvolvemos trabalhos na área de bioconstrução e de maior conscientização ecológica,nós acreditamos que é preciso estar atento e agindo em prol do meio ambiente, daí a grande importância da sustentabilidade nos tempos atuais para se ter um equilíbrio existencial dentro do planeta.
    Queremos convidar vocês para conhecerem o nosso trabalho, acessem o nosso Blog http://ecoetrix.blogspot.com e confiram o nosso trabalho .
    E nos dias 12,13,14,15 de novembro estamos ministrando um curso de Bioconstrução com o arquiteto Gugu Costa,
    um abraço

    ResponderExcluir