terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caatinga

 

caatinga

     A caatinga é um bioma que ocupa cerca de 10% do território brasileiro, estendendo-se pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e pelo norte de Minas Gerais.

     A caatinga tem índices pluviométricos baixos, em torno de 500 a 700mm anuais. Em certas regiões do Ceará, por exemplo, a média para os anos chuvosos é de 1000mm, mas pode chegar a chover apenas 200mm nos anos secos. A temperatura situa-se entre 24ºC e 26ºC, variando pouco ao longo do ano. Além das condições climáticas rigorosas, a região da caatinga tem ventos fortes e secos, que contribuem para a aridez da paisagem nos meses de seca.

vegetacao-da-caatinga-1

Flora: é formada por plantas adaptadas ao clima seco, com folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules que armazenam água. Essas adaptações compõem o aspecto característico das plantas da caatinga, denominadas xeromórficas ( do grego xeros, secos e morphos, forma, aspecto).

     Entre as plantas cactáceas, as mais expressivas são Cereus sp (mandacaru e facheiro) e Pilocereus sp (xiquexique). Há também arbustos e árvores baixas como mimosas, acácias e amburanas (leguminosas); a maioria delas perde as folhas na estação das secas (são caducifólias), o que confere à caatinga seu aspecto típico, espinhoso e agreste. Entre as poucas espécies da caatinga que não perdem as folhas na época da seca, destaca-se o juazeiro (Zizyphus joazeiro), uma das plantas mais típicas desse bioma.

Cactos

Fauna: alguns representantes como corrupião, carcará, ararinha-zul (considerada extinta na natureza) e a cascável.

ambiente2

animais da caatinga

caatinga 2

 

flor16Tânia

Um comentário: