quarta-feira, 13 de julho de 2011

O equilíbrio na natureza

O conhecimento das cadeias e teias alimentares é fundamental para entendermos o delicado equilíbrio que existe na natureza. Esse conhecimento nos permite propor medidas racionais de utilização dos recursos naturais.


Pode parecer à primeira vista uma crueldade um animal comer uma planta (herbivoria) ou matar e comer outro animal (predatismo). O animal que mata o outro é o predador e o animal caçado e usado como alimento é a presa.


Entretanto, o equilíbrio ecológico depende dessas relações e de muitas outras. Vamos supor que haja redução no número de onças em uma população. Com isso, aumenta a população de suas presas, que acabam consumindo mais alimento e interferindo em outras populações, quebrando o equilíbrio ecológico que existia naquela região. Ao longo do tempo, o alimento da população de presas pode reduzir, o que pode levar à extinção dessa população.
Assim, o predatismo limita o número de indivíduos da população de presas e predadores.


Fonte: Biologia. Vol.1: Ensino Médio? J. Laurence, V. Mendonça - 1 ed. - São Paulo - ed. Nova Geração, 2010





7 comentários:

  1. Respostas
    1. esso me ajudou muito trabalho de escola eu emprimi todo isso

      Excluir
    2. Bom dia +Sara, é fácil saber que, quando os gatos são abatidos, a população de ratos aumentam prejudicando em muito o nosso ambiente, assim é aconselhável que deixemos a mãe natureza cuidar de nosso ambiente!
      Blz?

      Excluir
  2. Me ajudou mais omenos não estou conseguindo fazer não entendi

    ResponderExcluir