quarta-feira, 13 de julho de 2011

As pirâmides ecológicas

Representam-se as relações de transferência de energia entre níveis tróficos por diagramas conhecidos por pirâmides ecológicas.



Falamos em transferência de energia, pois quando um ser vivo se alimenta de outro, está captando matéria orgânica que será transformada em energia, principalmente pelo processo de respiração. Entretanto, parte dessa energia é dissipada para o ambiente sob a forma de calor e não é reaproveitada, não ficando disponível para o nível trófico seguinte. Outra parte da energia é usada pelo organismo na manutenção de suas funções vitais e outra, ainda, fica armazenada em seu corpo sob a forma de matéria orgânica, essa sim disponível para outro nível trófico.



Pirâmide de números
Relaciona o número de indivíduos para cada nível trófico. Apesar de receber o nome de "pirâmide", o diagrama de números nem sempre adquire esse formato.



Pirâmide de biomassa
Representa a quantidade de matéria orgânica em cada nível trófico, por unidade de área ou volume em um determinado momento. Assim como a pirâmide de números, a pirâmide de biomassa também pode apresentar variações no formato.


Pirâmide de energia
Considera a quantidade de matéria orgânica acumulada por área ou volume [biomassa] por unidade de tempo em cada nível trófico.



Fonte: Biologia - vol. 1 - Ensino Médio/ J. Laurence, V. Mendonça.- 1 ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário