sexta-feira, 8 de junho de 2012

O SER HUMANO E O AMBIENTE

 

 

     Alterações ambientais provocadas pelo ser humano são visíveis em todos ecossistemas. O ser humano interage com outras espécies e com o ambiente em que vive. Entretanto, algumas atividades podem provocar alterações ambientais que afetam a sobrevivência de diversas espécies.

 

     Utilizando tecnologia, a espécie humana consegue ocupar ambientes diferentes em diversas regiões do planeta e assegurar a reprodução da espécie. o desenvolvimento da tecnologia também propiciou a exploração dos recursos naturais e o aumento populacional. A Revolução Industrial foi um marco nesse desenvolvimento. As máquinas das indústrias eram capazes de produzir uma quantidade que a humanidade jamais havia conseguido. Ao mesmo tempo que a riqueza material aumentou, a industrialização levou à concentração da população nas cidades. Após a Segunda Guerra Mundial, com a disseminação de medidas sanitárias e a adoção da vacinação em massa, as taxas de mortalidade diminuiram, e a população mundial experimentou um enorme crescimento, que se manteve até o final do século XX. Atualmente a população mundial ultrapassa o número de 7 bilhões.

     A densidade populacional e o consumo exagerado de bens e produtos são fatores que exercem pressão sobre o meio ambiente, uma vez que utilizam recursos naturais e geram resíduos que posteriormente são eliminados no ambiente.

 

 

A Agenda 21

 

     Dependemos do ambiente e de seus recursos para sobreviver. O modelo de desenvolvimento sustentável preconiza o manejo dos recursos da natureza de modo a promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente.

     O impacto das atividades humanas sobre o ambiente ven sendo discutido em diversas reuniões e conferências mundiais. Uma das mais importantes aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1992: a Eco-92, promovida pela ONU, reuniu representantes de 170 países para analisar o que mudou na situação ambiental do mundo desde a Conferência de Estocolmo, realizada na capital da Suécia em 1972. A Eco-92 também apontou estratégias em níveis regional e global para tratar das principais questões do meio ambiente, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, e buscou novos meios para aliar o desenvolvimento humano à conservação do meio ambiente e à eliminação da pobreza.

      Um dos resultados dessa conferência foi a elaboração da Agenda 21, um plano de ação global para o século XXI para promover a sustentabilidade da vida no planeta.

     Na conferência de avaliação Rio + 5 ( cinco anos após a Eco-92), promovida pela ONU em 1997, foram apontadas algumas falhas da Agenda 21, entre as quais a constatação de que apenas uma ínfima parte dos recursos prometidos para reduzir impactos ambientais havia sido aplicada. Em 2002 uma nova conferência mundial, a Rio + 10, ocorreu em Johannesburgo, África do Sul, onde foram debatidos vários temas, como a drástica diminuição da biodiversidade, o acesso à energia limpa e renovável, o efeito estufa e o controle de substâncias químicas nocivas. Os países participantes se comprometeram em estabelecer metas para, até 2015, reduzir pela metade o número de pessoas que ainda não têm acesso à água potável e ao saneamento básico.

 

Cenário

 

Fonte: Biologia: ensino médio, 3º ano/organizadores

           Fernando Santiago dos Santos, João Batista Vicentim Aguilar, Maria Martha Argel de Oliveira – 1.ed-São Paulo: Edições SM, 2010 – (Coleção ser protagonista)

 

 

barrinha5

Nenhum comentário:

Postar um comentário