quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Atitude

 

     Atitude, mais do que nunca essa palavra passou a ser necessária em nosso dia-a-dia. Vivemos em um planeta com mais de 7 bilhões de pessoas e os impactos sobre o ambiente nunca foram tão intensos.

 

     Ao mesmo tempo em que o nosso patrimônio natural vem sendo exaustivamente utilizado, precisamos de atitudes que busquem contribuir para um ambiente ecologicamente equilibrado. E essas atitudes devem começar a ganhar força dentro de nossa casa.

     Trata-se na verdade, de um trabalho de “formigas” com o qual seremos capazes de modificar nossas ações, promovendo um ambiente saudável e formando uma enorme rede de pessoas ecologicamente conscientes.

 

 

TâniaRosa vermelha

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

10 coisas que você pode fazer pelo meio ambiente

 

Essas, você pode fazer sem esperar pelo governo, pela grande conscientização do povo, por leis mais severas, etc., etc.

1. Não imprima. Leia na tela do micro, ora. Não vale dizer que só consegue ler aquilo que você pega nas mãos. Isso é fetiche.

2. Recuse aquelas sacolas que as lojas oferecem porque elas vão virar lixo assim que você chegar em casa. Põe na bolsa, no bolso, leve na mão ou traga uma sacola de pano de casa, uai.

3. Prefira um carro flex. Se o seu carro já é flex, abasteça com álcool, que não aumenta o aquecimento global e costuma ser mais barato. Ah, e compre um carro suficiente para a sua necessidade. O que são aquelas caminhonetes gigantes rodando em centro de cidade e consumindo duas vezes mais combustível do que um carro urbano médio.

4. Máquinas que refrigeram como ar condicionado e geladeira devem ser livres de gases que aumentam o buraco na camada de ozônio.

5. Assine jornais e revistas on-line e não receba mais em casa centenas de quilos de papel anualmente.

6. Coisas feitas de madeira têm que vir de reflorestamento onde se respeita regras ambientais ou de extração controlada e sustentável.

7. Separe o lixo no capricho em cinco grupos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico. Se isso for feito em um condomínio, dá para levantar uma grana e ainda gera empregos.

8. Se você, em último caso, tiver que consumir papel, prefira o reciclado não branqueado.

9. Prefira o reutilizável em vez do descartável, como era nos bons tempos dos nossos avós. Tenha uma xícara para o café no escritório em vez de detonar copinhos descartáveis. Compre bebidas em garrafas reutilizáveis. Pratinho, talher, guardanapo, tudo descartável? Que preguiça, hein?

10. Vá a pé, de bicicleta, de ônibus, ou se puder, não vá. Alguns felizardos trabalham em casa. Outros fazem tudo pela Internet. Ajude sua saúde, seu bolso e o meio ambiente.

 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio + 20

Baía de GuanabaraA Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

 

aves-recados-para-orkut25

O SER HUMANO E O AMBIENTE

 

 

     Alterações ambientais provocadas pelo ser humano são visíveis em todos ecossistemas. O ser humano interage com outras espécies e com o ambiente em que vive. Entretanto, algumas atividades podem provocar alterações ambientais que afetam a sobrevivência de diversas espécies.

 

     Utilizando tecnologia, a espécie humana consegue ocupar ambientes diferentes em diversas regiões do planeta e assegurar a reprodução da espécie. o desenvolvimento da tecnologia também propiciou a exploração dos recursos naturais e o aumento populacional. A Revolução Industrial foi um marco nesse desenvolvimento. As máquinas das indústrias eram capazes de produzir uma quantidade que a humanidade jamais havia conseguido. Ao mesmo tempo que a riqueza material aumentou, a industrialização levou à concentração da população nas cidades. Após a Segunda Guerra Mundial, com a disseminação de medidas sanitárias e a adoção da vacinação em massa, as taxas de mortalidade diminuiram, e a população mundial experimentou um enorme crescimento, que se manteve até o final do século XX. Atualmente a população mundial ultrapassa o número de 7 bilhões.

     A densidade populacional e o consumo exagerado de bens e produtos são fatores que exercem pressão sobre o meio ambiente, uma vez que utilizam recursos naturais e geram resíduos que posteriormente são eliminados no ambiente.

 

 

A Agenda 21

 

     Dependemos do ambiente e de seus recursos para sobreviver. O modelo de desenvolvimento sustentável preconiza o manejo dos recursos da natureza de modo a promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente.

     O impacto das atividades humanas sobre o ambiente ven sendo discutido em diversas reuniões e conferências mundiais. Uma das mais importantes aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1992: a Eco-92, promovida pela ONU, reuniu representantes de 170 países para analisar o que mudou na situação ambiental do mundo desde a Conferência de Estocolmo, realizada na capital da Suécia em 1972. A Eco-92 também apontou estratégias em níveis regional e global para tratar das principais questões do meio ambiente, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, e buscou novos meios para aliar o desenvolvimento humano à conservação do meio ambiente e à eliminação da pobreza.

      Um dos resultados dessa conferência foi a elaboração da Agenda 21, um plano de ação global para o século XXI para promover a sustentabilidade da vida no planeta.

     Na conferência de avaliação Rio + 5 ( cinco anos após a Eco-92), promovida pela ONU em 1997, foram apontadas algumas falhas da Agenda 21, entre as quais a constatação de que apenas uma ínfima parte dos recursos prometidos para reduzir impactos ambientais havia sido aplicada. Em 2002 uma nova conferência mundial, a Rio + 10, ocorreu em Johannesburgo, África do Sul, onde foram debatidos vários temas, como a drástica diminuição da biodiversidade, o acesso à energia limpa e renovável, o efeito estufa e o controle de substâncias químicas nocivas. Os países participantes se comprometeram em estabelecer metas para, até 2015, reduzir pela metade o número de pessoas que ainda não têm acesso à água potável e ao saneamento básico.

 

Cenário

 

Fonte: Biologia: ensino médio, 3º ano/organizadores

           Fernando Santiago dos Santos, João Batista Vicentim Aguilar, Maria Martha Argel de Oliveira – 1.ed-São Paulo: Edições SM, 2010 – (Coleção ser protagonista)

 

 

barrinha5

terça-feira, 5 de junho de 2012

Já passamos do limite?



     O crescimento da população humana durante os últimos dez mil anos, desde o advento da agricultura, tem sido um dos desenvolvimentos ecológicos mais significativos da história da Terra. Ele se compara com os macivos deslocamentos causados pela glaciação durante o último milhão de anos e com as extinções globais causadas pelo impacto de um cometa há 65 milhões de anos. Um dos mais marcantes aspectos do crescimento da população humana é que sua taxa continuou a crescer mesmo quando a população se tornou amontoada. Estimativas do tamanho da população humana em tempos antigos são compreensivelmente imprecisas, mas é provável que a população de nossos ancestrais fosse de um milhão de indivíduos há cerca de um milhão de anos. O crescimento da população foi muito lento até o desenvolvimento da agricultura quando então deveria ser de 3 a 5 milhões. A abundância de alimentos produzidos pela agricultura removeu um fator limitante, que então aumentou cem vezes até o início do século XVIII, mesmo com eventuais quedas, como as causadas pela peste bubônica. Um aumento de cem vezes em aproximadamente 10000 anos é equivalente a uma taxa de crescimento exponencial de cerca de 2% por século. A Revolução Industrial, que começou por volta de 1700, proporcionou outro ímpeto para o crescimento da população humana, particularmente com melhorias na saúde pública e na medicina, e aumento no bem-estar material. Durante os 300 anos de industrialização, os humanos cresceramde talvez 300 milhões para 6 bilhões, aproximadamente um aumento de 20 vezes, ou uma taxa de crescimento exponencial média de quase 100% por século (1% ao ano). A mais recente duplicação da população humana, de 3 para 6 bilhões, levou apenas 40 anos (1,7% ao ano).
     A Terra está se tornando um lugar muito cheio. Muitos acreditam que a população humana já excedeu há muito tempo a capacidade da Terra em sustentá-la, e que nós estamos deplecionando os recursos terrestres rapidamente. Como isto será compensado no futuro é incerto. O que é certo é que o crescimento continuado da população estressará ainda mais a biosfera e levará a uma degradação adicional de muitos ambientes.
     Quando, e em que nível, o crescimento da população humana cessará? Predizer o futuro é difícil porque há muitos fatores desconhecidos, incluindo mudança na tecnologia, surto de doenças epidêmicas de humanos ou de suas plantações e criações, e mudanças no bem-estar material, educação e cultura. no presente, a taxa de crescimento da população humana está diminuindo, e estimativas atuais das Nações Unidas indicam um platô populacional em cerca de 9 bilhões.
     A grande concentração de pessoas nas zonas urbanas é outro fator preocupante. No Brasil, a situação exigirá esforços maiores da administração pública para lidar com saúde, educação, transporte, limpeza urbana, emprego e segurança.
     Há muito ainda que aprender para lidar com uma população em que a proporção de idosos aumentada a cada ano. Também não há êxito em políticas desconcentradoras de renda, agravando a insegurança geral da população.
     É preciso criar uma nova maneira de viver, compatível com a disponibilidade de recursos e visando a qualidade de vida de todos os habitantes. Essa mudança não é fácil, mas se faz urgente.
     Essa preocupação não é de hoje. O cientista austríaco Konrad Lorenz. Prêmio Nobel de Medicina de 1973, falecido em fevereiro de 1989, dizia: “ Não importa apenas saber quantos homens a terra pode alimentar, mas a partir de qual densidade os homens começarão a se odiar uns aos outros.”

Fonte:RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 5. ed. RJ: Guanabara Kogan, 2003.

32
     Esclarecer a população (que já ultrapassou os 7 bilhões) sobre suas responsabilidades sociais é uma atitude urgente, dessa maneira abriremos caminho para um convívio harmonioso com os ambientes naturais.
     É através do conhecimento que a população vai preservar e respeitar todos os ecossistemas.

 

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente

 

barra90

Hoje é necessário  repensar nossos hábitos de consumo. É preciso reciclar o máximo possível.

Pensar um pouco mais na natureza, preservá-la hoje é o mesmo que preservar nossa própria espécie.

Pense mais na natureza, respeite, preserve.

O BICHO

"Vi ontem um bicho

na imundície do pátio

catando comida entre os detritos.

Quando encontrava alguma coisa,

não examinava, nem cheirava,

engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

não era um gato,

não era um rato.

O bicho, meu Deus,

era um homem."

( Poema de Manuel Bandeira, em obras poéticas, 1956.)

 

     Esclarecer a população (que já ultrapassou os 7 bilhões) sobre suas responsabilidades sociais é uma atitude urgente, dessa forma abriremos caminho para um convívio harmonioso com o meio ambiente.

     É atravez do conhecimento que a população mundial vai preservar e respeitar todos os ecossistemas.

 

Animated_book_worm_reading_book

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ecossistemas de água doce

 

     Os ecossistemas de água doce podem ser divididos em duas categorias:

>> Ecossistemas lênticos: formados por lagos, lagoas e poças e caracterizados por águas paradas.

>> Ecossistemas lóticos: formados pelos rios, que têm água em movimento.

     Os lagos são considerados locais de águas paradas, pois não apresentam correntezas, como os oceanos e os rios. No entanto, lagos podem apresentar movimentos verticais periódicos em suas massas de águas superficiais e profundas. Seu padrão de circulação vertical depende especialmente da temperatura ao longo das estações do ano.

 

     Nos ecossistemas lóticos, como os rios, o constante movimento das águas formando correntes determina um ambiente rico, verticalmente mais homogêneo em termos de temperatura, oxigênio e nutrientes minerais.

     As características dos organismos dos rios dependem da velocidade das correntes de água. Em águas rápidas praticamente não há plâncton. Nesses locais existem pequenas algas e musgos aderidos à superfície das pedras, além de animais invertebrados com o corpo achatado, uma característica que lhes permite viver sob as pedras. Há ainda animais que nadam livremente e outros com estruturas especiais, de fixação às pedras, não sendo arrastados pelos correntes, como, por exemplo, as larvas do borrachudo.

A melhor maneira de se defender é sem dúvida usar a inteligência.




 Um vídeo para descontrair um pouquinho.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A união faz a força

Curiosidades:
     Até no mundo animal o ditado antigo se confirma.





     Para descontrair um pouquinho e evidenciar a importância de todos os seres vivos.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

Oração à São Francisco pelos Animais

 

ORAÇÃO À SÃO FRANCISCO PELOS ANIMAIS
Meu São Francisco de Assis Protetor dos animais Olhai por nós que rogamos Vossa bênção e muita paz. Olhai os abandonados Sofrendo agruras nas ruas E os que puxam carroças Açoitados nas ancas nuas. Pelos pobres passarinhos Que não podem mais voar Presos em rudes gaiolas Só porque sabem cantar. E as cobaias de laboratório Que sofrem dores atrozes Em experiências terríveis Que lhes impõem seus algozes. Pelos que são abatidos Em matadouros insanos Para servir de alimento Aos que se dizem humanos Olhai os que são perseguidos Sem piedade nas florestas Só por causa da ambição Dessas caçadas funestas. Pelos animais de circo Que não têm mais liberdade Presos em jaulas minúsculas À mercê de crueldade. Olhai os bois de rodeio E os sangrados nas touradas Barbárie e crimes impostos Por pessoas desalmadas. Pelos que têm de lutar Até a morte nas rinhas Quando o homem faz apostas Em transações tão mesquinhas. Olhai para os que são mortos Nos macabros rituais Em altares religiosos Que usam sangue de animais. Meu bondoso protetor Oro a vós por meus irmãos Para que sua dor e tristeza Não sejam sofrimentos vãos . (autor desconhecido)

animals

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

 

Gif

 

     “Dia 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o dia mundial da água, para que todo o planeta Terra soubesse da importância da preservação desse recurso natural tão importante.

     Atualmente, três milhões de crianças morrem anualmente por infecções e diarréias transmitidas por água contaminada. Duzentos milhões de pessoas são, também, afligidas pela esquistossomose por ano. Metais pesados são encontrados na água, enfim, tudo isso se tornando um grande problema para a população mundial, além dos custos elevadíssimos dos governos com tratamento de saúde.

 

Cenário

 

     Política do Estado de São Paulo de Recursos hídricos, bem como o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos – Lei nº 7.663, de 30 de dezembro de 1991:

Artigo 2º – A Política Estadual de Recursos Hídricos tem por objetivo assegurar que a água, recurso natural essencial à vida, ao desenvolvimento econômico e ao bem – estar social, possa ser controlada e utilizada, em padrões de qualidade satisfatórios, por seus usuários atuais e pelas gerações futuras, em todo território do estado de São Paulo (…).

 

Cenário

 

     A água doce é um recurso limitado e não está distribuída de maneira uniforme no planeta, tanto que há regiões desérticas e outras muito irrigadas. Além disso, o crescimento da população, a mudança nos hábitos de consumo, o grande desperdício, a poluição e o assoreamento dos rios exercem forte pressão sobre a disponibilidade de água potável no mundo.

     Por isso, é necessário usar racionalmente e economizar esse bem.

     Todos devem fazer sua parte.

 

Cenário pequeno

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional de proteção aos animais

     Precisamos urgente de atitudes que protejam os animais, chega de maus tratos e abandono.

     Os seres vivos são divinos e merecem respeito e liberdade, lembre-se viva e deixe viver.



 
     Seja consciente, faça a diferença.



     Cuidem bem desses anjos, que só nos mostram o que é amor.